Cajú & Cultura Tremembé

Socioambiental
dezembro 21, 2016

A equipe da Ethnos, juntamente com a coordenação do Conselho dos Índios Tremembé do Córrego das Telhas – CITCT, esteve com os Tremembé desta localidade, situada na Terra Indígena Córrego João Pereira, para a reunião de apresentação do projeto “Caju & Cultura Tremembé”: Beneficiamento e valorização dos saberes na aldeia Telhas/CE, aprovado no 22º Edital do Programa de Pequenos Projetos Ecossociais – PPP-ECOS, promovido pelo ISPN.
O objetivo geral do projeto é produzir e comercializar bebidas, doces e polpas a partir do beneficiamento do pedúnculo do caju, com ênfase para a cajuína, bebida produzida a partir de processo artesanal, segundo conhecimentos tradicionais dos Tremembé. Para isso, serão investidos recursos na ampliação da unidade beneficiamento já existente na comunidade, na compra de equipamentos, na formação e qualificação dos beneficiários e no apoio ao manejo agroecológico dos cajueiros.
Em sua realização, o CITCT conta com uma rede de parceiros. A Ethnos Socioambiental, que prestou assessoria na elaboração da proposta, apoiará na coordenação técnica e execução do projeto, dando suporte as ações do conselho indígena e do comitê gestor do projeto. Além da Ethnos, a rede conta ainda com o apoio do Projeto GATI (FUNAI/PNUD), da FUNAI e do Núcleo de Extensão do Projeto de Apoio a Estratégia Territorial da UVA/MDA/CNPq.
Outras parcerias estão sendo gestadas, de modo a garantir a plena execução e o sucesso do projeto.
Mais notícias em breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *